sábado, 25 de junho de 2011

Declaração

Rene Magrite


Darei amor verdadeiro as prostitutas que cobram por sua hora de mentiras,

amarei imortalmente as interesseiras e as que mentem da forma mais sincera,

me abandonarei nos braços das mulheres fáceis e daquelas sem memória no dia seguinte

e permitirei que minha alma seja irremediavelmente tomada por aquelas a quem desprezo,

escreverei versos de paixão às que fizerem do meu sexo, a sua repulsa,

guardarei entre os guardados de uma vida toda a infame que me roubar a fé definitivamente e o linho de

meu coração, para que, assim, me impeçam de continuar a ser teu ...

2 comentários:

vitorias1406 disse...

Belíssimo texto!

Anônimo disse...

Ao fazer um paraleo entre "Querido diário" e "Declaração", percebe-se que existe um grande distanciamento entre os dois autores na forma de sentir e descrever o amor: enquanto Chico parece se aproximar de um amor vasto, que em uma escala evolutiva estaria mais próximo do espiritual do que do carnal, ou poderia se dizer que chico tenta expressar seu anseio de amar o amor e simbolicamente amar uma mulher sem orificio é amá-la além do corpo, sendo que a posse deste não se constitui no essencial. Soma-se ao amor o desejo mencionado por ele (em flama).
Em "Declaração" o autor parece perdido entre permanecer ou fugir, sendo que a fuga parece permear seus versos que são sempre de negação ao seu próprio desejo. Denota imaturidade se comparado a liberdade de Chico no reconhecimento, valorização e entrega no encontro com o verdadeiro Amor.